
Obs: Este texto pode conter palavras no português arcaico.
As mudanças trazidas pelo Acordo Ortográfico têm me deixado de cabelo em pé. Tudo bem que a língua é dinâmica, sofre alterações e tal, porém a novidade está contribuindo para extirpar de vez a minha sempre fraca aptidão para a escrita.
Concordo que escrever voismecê é pra lá de furado. Mas derrubar o uso do trema, esse sinalzinho tão inofensivo e até elegante, é realmente necessário? E por que só derrubar o acento agudo dos ditongos abertos ei e oi das palavras paroxítonas? Como posso ficar tranqüilo, ou melhor, tranquilo ao escrever um texto para expor minhas toscas idéias com tudo isso?
Logo agora que eu pensava em escrever uma epopeia, algo bem heroico, projeto já abortado em função da paranoia trazida pelo acordo. Tenho cá comigo a impressão que os inventores dessas mudanças rolam de rir com o transtorno que irão causar em nossas cabeças.
Outro obstáculo é a correção ortográfica do Word. Se já não bastassem as alterações, ainda tenho que me preocupar com aquele simpático bichinho que insiste em manchar o meu texto de verde. Se antes ele estava quase sempre errado, agora fico cheio de dúvidas.
A minha ânsia agora é, o mais rápido possível, encontrar um editor de textos que já reconheça as novidades. Quem sabe assim eu volte a escrever parcas linhas de tempos em tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário